5 de setembro de 2010

LUIS OTAVIO DE FREITAS







Aos 17 anos ele pesava 72 kg e a natação foi seu primeiro esporte, onde conquistou o título sul-americano nos 100m borboleta, no Chile. Passou quatro temporadas nos Estados Unidos nadando pela Stanford University e estudando Administração de Empresas. Voltou ao Brasil decidido a deixar a natação e experimentou o judô, sofrendo uma contusão no joelho. Foi aí que, num trabalho de recuperação com levantamento de peso no Pinheiros, foi descoberto pelo Prof. Bruno Barabani e iniciou sua preparação sistemática, em 1976. Na estréia como atleta competidor em 1980, Luis Otávio ganhou todos os títulos: o Paulista de Estreantes em fevereiro, o Mister Capital em março, o Mister São Paulo em abril, o Torneio Rio-São Paulo em maio e o Mister Brasil em agosto, sendo vice no Torneio dos Campeões em setembro, que venceu em 1981.
Com genética e preparo físico e intelectual incomparáveis na época, Luis Otávio Batista de Freitas foi Campeão Brasileiro pelo E.C.Pinheiros em 1981 e Campeão Sul-Americano (Lima, Peru) em 1982. Em outubro do mesmo ano ele tentou a sorte no Mundial em Brugges, na Bélgica. Ele tinha 26 anos e um corpo possante e harmonioso com 1,78m de altura, 98 kg, 53 de bíceps e 50 de panturrilha. Mas ainda se passariam alguns anos para Luis Otávio alcançar o que passou a ser sua meta primordial: vencer um Mundial. Depois de perder o título em 1986 no Japão, por doping positivo (primeiro teste realizado pela IFBB num Mundial, onde o Dr. José Maria Santarém representou a Confederação Brasileira), finalmente em 1987 Luis Otávio de Freitas foi Campeão Mundial pela IFBB na categoria Pesada, em Barcelona, Espanha. O Brasil todo comemorou, principalmente a Confederação Brasileira então capitaneada por Eugênio Koprowski e por uma diretoria de peso que incluia o Dr. Santarém e outros importantes dirigentes.
Como Campeão Mundial, Luis Otávio de Freitas foi convidado pela IFBB para desenvolver sua carreira nos Estados Unidos, onde fixou residência e continua morando. O primeiro Campeão Mundial brasileiro mereceu grande destaque na mais importante mídia brasileira da época e nas revistas americanas dos irmãos Weider, aliás, com mais espaço do que deram às vitórias recentes do brasileiro Tri Campeão Mundial José Carlos dos Santos. Luiz Otávio foi o primeiro e até agora único sulamericano a competir no Mr. OLIMPIA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário