24 de setembro de 2010

EUGENE SANDOW - O PAI DA MUSCULAÇÃO MODERNA














A Estátua de Sandow entregue desde 1977 aos vencedores do Mr. Olympia.

Fonte: Site Sandow Museum

Eugen Sandow nascido em Friederich Wilhelm Mueller (Königsberg, Alemanha, agora kaliningrado, Rússia, 2 de Abril de 1867– 14 de Outubro de 1925) Foi o pioneiro dos fisiculturistas da Era Vitorina , frequentemente se referiam a ele como “O Pai do Bodybuilding Moderno".
Sandow foi um ávido admirador das estátuas Gregas e Romanas de gladiadores e heróis mitológicos , quando seu pai o tirou da Itália, quando era apenas um garoto.
Por volta dos 19 anos, ele já exibia suas performances de força em shows paralelos. O lendário Florenz Ziegfeld viu o jovem forte e o contratou para o seu show.
Ele logo notou que a audiência estava mais fascinada pelos músculos de Sandow do que pela quantidade de peso que ele podia levantar. Então Ziegfeld colocou Sandow mostrando suas poses , que ele chamava de "exibindo a performance dos músculos"... e a lenda adicionou a essas demonstrações seus feitos de força com Supinos.
Ele tambem incluiu um número em que quebrava correntes enroladas no tórax e outras atrações coloridas na rotina de Sandow.
Sandow rapidamente se tornou uma sensação e a estrela de 1ª grandeza de Ziegfeld.
A semelhança encontrada entre o físico de Sandow e das clássicas esculturas dos Gregos e Romanos não foi por acaso.
Ele na verdade mediu milimétricamente os trabalhos em mármore no museu e ajudou a desenvolver “O Grego Ideal” como uma fórmula para o “físico perfeito”.
Ele construiu seu físico naquelas exatas proporções.
Por causa disto, ele é considerado o "Pai do Bodybuilding Moderno", e foi um dos primeiros atletas a desenvolver intencionalmente sua musculatura em dimensões pré-determinadas.
O Grego Ideal: físico construido nas exatas proporções das clássicas esculturas Gregas e Romanas.Nesta foto, Sandow se inspirou em "A Morte de Gaul", uma pose tirada de uma antiga Escultura Romana.

Sandow se apresentou em toda Europa, e foi para a América em 1893 para se apresentar na World's Columbian Exposition (algo como a “Feira Mundial em Comemoração ao aniversário de Cristóvão Colombo) em Chicago.
Ele podia ser visto em uma caixa de veludo preto com o corpo coberto por um pó branco para aparentar nada menos do que uma estátua de mármore que ganhava vida.
Sua popularidade cresceu,junto com sua aparência gentil, inteligência elevada, e disposição para boas maneiras. Ele também se vestia muito bem, e tinha um charme com sotaque Europeu, acompanhado de profundos olhos azuis e, sorriso sincero.
Ele escreveu vários livros sobre bodybuilding, nutrição e incentivos de que, ter um estilo de vida mais saudável era tão importante quanto aparentar ter.
Ele foi casado com Blanche Brooks Sandow e teve duas filhas.
Ele estava constantemente em companhia de outra mulher que lhe pagava para sentir seus músculos flexionados nos bastidores após suas apresentações.
Ele também teve um estreito relacionamento com um músico e compositor que ele contratou para acompanha-lo depois dos shows. O homem era Martinus Sieveking, o pupilo bonitão de Sandow que ele citou no seu livro Sandow's System of Physical Training(Os processo de Treino de Sandow).
O nível de relacionamento deles nunca foi determinado, mas eles viveram juntos em Nova York por um tempo. O que está claro é que Blanche (a esposa de Sandow) tinha ciúme desse relacionamento.

Sandow foi autor de 5 livros: Sandow's System of Physical Training(Os processo de Treino de Sandow), Strength and How To Obtain It(Força e Como Obte-la), Body-Building, Strength and Health(Força e Saúde), e Life is Movement (Vida é Movimento).

Ele tambem foi um erudito homem de negócios.
Possuiu um negócio que entregava equipamentos de exercício e instruções sob encomenda, e foi o inventor do supino , uma mola que tornava mais resistente a faixa de borracha dos equipamentos, em treinamentos com pesos mais elevados.
Sua fama foi estrondosa em popularizar os equipamentos para treinamento em casa.
Produziu tambem os Charutos Sandow, Saúde de Sandow & o Poder do Cacau, e Sandow, uma revista voltada para o Fisioculturismo.
Abriu a Physical Culture Studio em Londres, uma das primeiras Academias , que contrastava com os “doce” ginásios que já existiam, e tinham exercícios da moda em todas as aulas.
Uma vez que ele havia conquistado a Europa, ele partiu para conquistar o mundo com suas idéias de saúde para todos através do bodybuilding.
Sandow organizou o primeiro concurso de bodybuilding em 14 de Setembro de 1901, chamado “Grande Competição” que aconteceu no Royal Albert Hall (Salão Real Albert), em Londres UK.
Julgados por ele mesmo, Sir Charles Lawes, e Sir Arthur Conan Doyle, o concurso foi um enorme sucesso e já tinha uma legião de fãs que acompanhava.
Se tornou amigo do Rei George V do Reino Unido, Thomas Edison, e Sir Arthur Conan Doyle.
Foi retratado pelo ator Nat Pendleton no filme The Great Ziegfeld(O Grande Ziegfeld)- 1936).
Na época de sua morte em 1925,correram boatos que a causa da sua morte prematura aos 58 anos, foi depois de ele ter feito força para tirar seu carro de um atoleiro de lama.
A real causa da morte foi ainda mais cheia de compliocações por causa das dores que sentia em função da Sífilis.
Foi enterrado num local não divulgado , a pedido de Blanche, sua esposa (de quem nunca se divorciou) no Cemitério de Putney Vale, nas proximidades de Londres.
Em 2002 ,uma coluna de mármore preta foi colocada por um admirador que vive perto dali.
Como reconhecimento do seu trabalho e contribuição ao esporte, uma estátua de bronze de Sandow, esculpida por Frederick Pomeroy é dada aos vencedores do Mr. Olympia desde 1977. Esta estátua é simplesmente conhecida como “O Sandow".

A biografia Sandow the Magnificent - Eugen Sandow and the Beginnings of Bodybuilding (Sandow o Magnifico - Eugen Sandow E o início do Bodybuilding) foi escrita por David L. Chapman em 1994. 
 
 

Um comentário:

  1. muitoo bom... Sandow era o homem mais musculoso e morreu prematuramente e esses jovens de hoje querem se comparar a esse astro!

    ResponderExcluir